quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A primeira máscara




A primeira máscara que meu rosto mascarou
Personagem meio clássica, que no Egito abanou
Os cabelos da rainha que de ouro se vestia,
Um ventilador falante minha máscara sorria!
As segundas, as terceiras que vieram logo após
Foram logo se interpondo, se amarrando em longos nós.
Mas a idade que crescia só tendia a retardar,
Cada máscara caía, e a lembrança que surtia era de pouco pesar.
Seja como for que fosse, a primeira estava lá,
E bem firme resistia em meu rosto, sem rasgar.
Era só questão de tempo para o espaço mudar
E que as oportunidades logo fossem me alcançar...
Logo as velhas, as antigas, belas máscaras caídas
Em meu rosto reegueram fortalezas esquecidas
Permitindo a adesão de uma arte enriquecida
Personagens, todas novas, de índole enrustida:
Um barão de pernas tortas, um demônio pecador
Um garoto de más notas, Jesus, nosso Senhor
Um bandido assassino, um sem-teto encantador
Um palhaço dançarino, Machado de Assis, o escritor
Um pai de terno fino, um caipira caçador
Um enfeite natalino, um cometa cantor...
Como as tantas que se unem a seu colecionador
São as máscaras que punem o passado sofredor
E transformam a tristeza, em leveza a amor.
Cada máscara acrescida tem um nome, tem um jeito de brilhar...
E a primeira nunca some, ela sempre esteve lá.

2 comentários:

Evelyn disse...

Se o anterior foi uma mescla das suas obras, esse é uma mescla de você. Mesmo possuindo todas essas máscaras, elas se unem em uma só e te fazem indescritível.

Parabéns de novo, poeta completo.

- disse...

-

"E as máscaras? Eu tinha medo mas era um medo vital e necessário
porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto
humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada,
se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato
indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e
príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com
os mascarados, pois, era essencial para mim."

C.L.