sábado, 5 de setembro de 2009

(O Mar de Garoa)



Perguntei-me o que é ilha... "Qualquer coisa que se desprender de qualquer continente". Ilhas são nossas vidas, nossos gostos, nossos gestos, tudo jogado ao vento da sorte e ao mar do acaso. O que fazemos com o pacote imenso que carregamos em nossas costas, muitas vezes como um fardo, não é como costumamos dizer "problema nosso". Acima disso, não são problemas, são escolhas. Uma lembrança bem guardada não é um problema; uma situação ruim bem-aceita não é uma tristeza. O conjunto de todas as vertentes que nos induzem a ser quem somos não é "problema nosso", é "escolha nossa". E, dessa forma, nos tornamos ilhas escolhendo em que mar navegamos.
Cada um cria seu mar, cada um se insere em um meio. E flutuam ou afundam, nadam ou se afogam. Seu mar é seu melhor amigo, mas seu maior desafio.
Mar de Garoa surgiu, e com ele cada palavra que de meus dedos se criam sobre essas teclas. Mudar do papel foi um desafio, e criar o conceito que me fez mergulhar de cabeça na idéia de um oceano assim, minha maior alegria.
Não se trata de quantas pessoas visitam o meu site, ou quantas deixam comentários a cada postagem nova... O Mar de Garoa é, antes de mais nada, o mar que escolhi criar. Minhas lembranças ficam guardadas aqui, sejam boas ou ruins. Meus sonhos ficam boiando por aqui, esperando o momento certo para se realizarem. "Navegar é preciso", antes de mais ninguém , para mim mesmo. Deixar uma postagem nova aqui representa se deixar guiar pelas águas que escolhi criar... Um mar de águas doces, gerado pelo suave cair das gotas de uma garoa. Em tais momentos, as águas são calmas, cristalinas, e as ondas são somente marolas. Eventualmente, tribulações acontecem, e uma tempestade agita o repouso em que meu mar se encontra, mas tudo sempre se ajeita voltando à garoa.
Navego no dia hoje sem poesia por aqui... Sem esforço em tornar as palavras mais bem-empregadas e estetizadas. É mais uma espécie de "esclarecimento" às pessoas que, eventualmente, passem por aqui para navegar uma vez ou outra, mesmo que essas pessoas não sejam em grande número.
É sempre um prazer recebê-los, poder saber que esse Mar, por mais que criação minha, é de quem quiser nele mergulhar. Os comentários são para tal, para que as palavras se mesclem por aqui e se façam entender, da forma mais profunda e saborosa.

"Palavras jogadas ao mar"... Quem disse que é perda de tempo, afinal?!

2 comentários:

- disse...

-
"Perguntei-me o que é ilha... 'Qualquer coisa que se desprender de qualquer continente'". É, meu coração bem sabe se sentir assim, vez ou outra.

Mas tenho que dizer Ma, é um prazer e um alívio poder embarcar em meu barquinho de papel e navegar pelas tuas palavras, tão lindas quanto tudo o mais que você tem ai guardado. E destaco o alívio, pelo atrevimento que tenho de buscar teu reflexo na água e encontrar uma limpidez de eleza extraordinária.
Então navegue sim, é uma honra estar por perto para acompanhar.

Evelyn :) disse...

E faça desse seu blog a ilha de refúgio de suas palavras. É fascinante poder desvendar novas terras na companhia do mar, mesmo que em certos momentos ele se agite tanto e pensemos em naufrágio. O mar sempre encobre os fardos pesados e deixa flutuando o que precisa ser visto e assim como você mesmo disse, tudo volta à garoa. É necessário pedir que continue sempre navegando?